sexta-feira, 11 de setembro de 2009

Samsung Omnia i900 Review


Este dispositivo não é um telefone, também não é um PDA, muito menos um leitor de MP3. Não é uma câmara fotográfica nem uma biblioteca multimédia digital. Não, este Omnia é a reunião quase perfeita de todas estas funcionalidades. Este smartphone, equipado com o Windows Mobile 6.1 profissional, tem um mercado profissional também como alvo: as ferramentas disponibilizadas pelo novo Windows Mobile, auxiliam o utilizador no desempenho das tarefas mais árduas, dentro da gestão e administração de informação e conteúdos.

Muitos programas, profissionais e não só, podem ser adicionados gratuitamente ao leque já integrado. Lembro que este sistema operativo traz consigo o Office Mobile (Word, Excel, PowerPoint), o OneNote Mobile e o Outlook, ferramentas que além de permitirem a visualização permitem também criar e editar.

Além destas, o Windows Mobile 6.1 traz muitas outras pequenas ferramentas interessantes

Apresentação sóbria.
O Omnia vem acompanhado com vários acessórios; não são extravagantes nem prendem o nosso olhar, são normais, mas com qualidade de construção e de materiais. Dentro da caixa encontrará o equipamento, o CD de instalação do Windows Active Sync, entre outro software, a bateria, o stylus, auscultadores kit mãos livres, cabo USB e transformador.
O PDA mais completo do mercado.
O Samung Omnia i900 é o dispositivo que reúne o maior número de tecnologias. Como PDA não poderá ser questionado por falta de recursos. Confesso que o seu poder de multimédia deixou-me impressionado, pela qualidade da imagem e pelo som emanado dos headphones.

Sistema Operativo: Windows Mobile 6.1 Profissional
Dimensões: 112 X 56 X 12.5mm
Processador: 624 Mhz
Memória: 128 Mb RAM / 256 Mb ROM
Ecrã: Táctil de 3,2” TFT WQVGA
Câmara fotográfica: de 5 megapixels com autofocus e flash
Câmara de vídeo-chamadas
Memória interna: de 8 GB com suporte para cartão de memória microSD até 16 GB que expande a capacidade do Omnia
Conectividade: Wi-Fi , Bluetooth 2.0, USB 2.0
Modem: HSDPA 7.2 Mbps
GPS: Integrado
Áudio: MP3, AAC, AAC+, WMA, OGG, AMR
Rádio: Rádio FM com RDS
Vídeo: Divx, Xvid, MP4, WMV, H263, H264
Bateria: 1440 mAh

Se ainda não está convencido, ficará certamente quando lhe disser que este dispositivo ainda lhe oferece GPS com mapas Route 66; A-GPS (Assisted GPS), a utilização da célula de telemóveis em GSM para auxiliar a geo-referência.

Como podem perceber, tenho alguma dificuldade em catalogar este dispositivo numa classe, será um telefone? Um PDA? Um leitor multimédia ou um GPS?

Chamar-lhe-ei simplesmente Omnia, resume e sumariza todos os fantásticos recursos que temos em mãos.



Pecados pouco capitais.
Há alguns defeitos que notei na sua utilização. Os menus e teclado, que colam ao de leve a imagem do Omnia ao actual diapasão das modas neste segmento, foram quase um projecto conseguido! Digo isto, porque as camadas de software aplicadas não interagem muito bem com o dedo do utilizador. Por isso, a Samsung introduziu um stylus (pen).


Continua algo lento o Windows Mobile, a responder nalgumas funções, como por exemplo, quando tentei sincronizar o Omnia com a minha rede Wi-Fi: depois de eu inserir a password errada, ficou “pendurado” até transmitir a mensagem de que a password estava errada.

Com a utilização das aplicações, saltando de aplicação em aplicação, estas iam ficando na memória, abertas e a consumir recursos. O X, aqui, como é normal no Windows Mobile, não desliga, apenas oculta as aplicações. Passados momentos, ao tentar abrir outras aplicações que exigem mais da memória, o Windows lembrou-me que não tinha memória suficiente.



Uma peça com “Sexappeal”
Mas o Omnia tem muitos outros argumentos a seu favor. O iPhone tem um mercado que o deseja pelo seu “sexappeal”. Sim, quem o adquire sente-se empossado de alguma nobreza, pois o Omnia também possui esse atributo. É uma peça de arte refinada, de aspecto elegante e moderno e de toque suave e macio.

Não podemos comparar este dispositivo ao iPhone, pois tem muitos mais argumentos e muitos mais recursos, mas falta-lhe ainda mais independência e maturidade para traçar o seu caminho próprio e não pisar a peugada do iPhone. Para isso, a Samsung deveria criar uma estrutura que conseguisse gerir melhor a máscara que as aplicações do Windows Mobile utilizam para polir as funcionalidades.

O Samsung Omnia é o primeiro telefone baseado no Windows Mobile que recebe a certificação DivX. Se experimentar ver um filme neste formato, verá uma qualidade muito além do que até hoje conheceu.